18.2.09

# 146 oEMACUMBADOeasPROBLEMÁTICAS

parte-se de macumba computacional – signos girando e colidindo freneticamente em memórias eletrônicas. o sincretismo é corpóreo áudiovisual. o som, intenso e incessante, toma o corpo e a cognição de 3 performers que recebem os estímulos e banham-se em luz. são performers PROBLEMÁTICAS, buscando a redenção pelo que os artistas do corpo (assim denominados) costumam chamar de "fluxo da arte". entrar neste fluxo da loucura qualitativa equivale a aceitar o caminho e as soluções oferecidas pela divindade presente: o EMACUMBADO. este apresenta-se na insinuante forma de pai-preto-velho-projetado, que gira na ciranda da macumba computacional. as vestes das PROBLEMÁTICAS emitem luz enquanto estas giram em espirais e abismos corpóreos desenfreados. a falta de freios caracteriza o ato, que por sua vez caracteriza-se pela busca da salvação. a cura da problematização, não por via da racionalidade (terceiro que realiza a mediação do problema-segundo), mas por regressão à pura sensibilidade primeira – falta completa de razão, puro fluxo contínuo de emancipação através do sensível.

a macumba digital manifesta-se na forma de luz que emana dos corpos tomados pelo som das PROBLEMÁTICAS. os problemas por elas enfrentados são diversos e complexos, sintomas de nossa era. entre eles, destacam-se: a necessidade, que urge, de compreender e aceitar o status atual da arte; o desenvolver do processo de aceitar-se a si mesma sem o uso de medicamentos tarjados ou demais substâncias alteradoras da realidade; a quebra, já tardia, da visão cartesiana pré-duchampiana que separa arte e vida; o entendimento de que arte é tensão e abismo; o trabalho para compreender que arte não é trabalho e que, por isso mesmo, arte chama-se arte e trabalho chama-se trabalho, o desafio de descondicionar corpo e mente da intoxicação provocada por uma suposta graduação em arte e, por fim, a tensão estética, e portanto ética, que os pequenos artistas comandados por diretores fascistas nunca experimentarão, por não terem coragem e por não compreenderem o status da arte: a ausência de razão. porém, estas performers tem a coragem necessária para assumirem seus problemas e atirarem-se em macumba-abismo-espiral-profunda.

por sua vez, o EMACUMBADO gira na grande projeção da parede do fundo e mostra o caminho em loop da salvação, da dissolução dos problemas em forma de reza-oração-cântigo-macumba computacional. enquanto gira em seu eixo projetacional, o EMACUMBADO recebe tranca-rua de sites russos, caboclos de redes sem fio piratas – cujas senhas foram crackeadas por vodus cibernéticos do Haiti –, exus hipermodernos de sites de moda franceses e caciques provenientes da lan houses do alto amazonas.

Um comentário:

Renata disse...

saravá, marido!